Como definir um curso de extensão?

R: É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejado e organizado de modo sistemático e com processo de avaliação.

A quem é destinado um curso de extensão?

R: Os cursos de extensão são abertos ao público externo (sociedade em geral) e/ou ao público interno à universidade (discentes, docentes ou técnicos-administrativos).

Qual a Carga Horária mínima para cursos de extensão?

R: 8 horas

Como podem ser classificados os cursos de extensão?
R: Iniciação; Atualização; Treinamento e Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento.

O que caracteriza um curso de extensão como Aperfeiçoamento?

R: Estar direcionado ao público graduado, ter carga horária mínima de 180 horas e máxima de 359 horas.

Os cursos poderão ser realizados em parceria com entidades externas à UFRJ?

R: Sim, condicionando-se a isso que o coordenador seja do quadro efetivo da UFRJ.

Quem aprova os cursos de extensão na UFRJ?

R: As propostas de cursos de extensão são analisadas pelas instâncias competentes em sua unidade de origem, na qual é verificada a relevância dos cursos. Após análise de parecer, é feita a devida aprovação.

Após aprovação na unidade acadêmica, como um curso de extensão é cadastrado junto a Pró-Reitoria de Extensão?

R: Os cursos aprovados pelas unidades são registrados no sistema SIGMA pelos Diretores de Unidades ou Decanos de Centros. A aprovação desses cursos é homologada pela Divisão de Educação da Pró-Reitoria de Extensão, através desse sistema.

Como são certificados os cursos de extensão?

R: Ao término de cada edição, o coordenador do curso deve informar o número de concluintes no sistema do SIGMA e encaminhar o relatório final à Divisão de Educação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, em formulário próprio para a emissão dos certificados, disponível em www.pr5.ufrj.br/cursos.

Os Coordenadores de curso de extensão, assim como os palestrantes, podem receber certificação?

R: Sim, desde que seja solicitada a emissão de tais certificados no relatório final do curso.

Como se dá a divulgação de um curso no site da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ?
R:
Após aprovação do curso na unidade acadêmica e registro no sistema SIGMA, o mesmo é homologado pela Divisão de Educação da Pró-Reitoria de Extensão e divulgado no site.

Qual a previsão de pagamento da Bolsa PIBEX?

R. Até dia 20 do mês subseqüente.

Por que apenas os Bolsistas de um Projeto não receberam pagamento da Bolsa PIBEX do mês anterior?

R. Porque não foi lançada a freqüência do mês anterior, no SIGA, para tais Bolsistas.

Como solicitar transporte para projetos da região serrana ou outros eventos?

R: Enviar memorando para PR-5 com o mínimo de vinte dias de antecedência, solicitando transporte com as seguintes informações: o evento, o local (com endereço completo), a data de saída e retorno, local de saída, a quantidade de alunos e professores que irão com seus respectivos DREs e SIAPEs e o contato do coordenador do projeto.

Como faço para solicitar lanche para os projetos?

R: Enviar memorando para o Instituto de Nutrição, solicitando o lanche para os alunos que participarão do evento. Informar a quantidade de lanches e o contato do coordenador do projeto.

Como faço para abrir um processo?

R: Sendo servidor ou aluno da UFRJ, procure sua unidade para maiores informações. Sendo servidor da PR-5, entrar em contato com a DAG pelo ramal 9694. Sendo pessoa externa à UFRJ, entrar em contato com a DGDI, no ramal 1913, para maiores esclarecimentos.

Como consigo auxílio para eventos?

R: Enviar memorando para a Divisão de Cultura e Divulgação Científica, no ramal 9691, solicitando o auxílio para o evento. Deve-se informar todo o material necessário. A Divisão analisará a possibilidade de atendimento.

Como solicitar conserto dos ramais telefônicos?

R: Deve-se entrar no sítio da TIC: http://www.tic.ufrj.br/, clicar em serviços/ chamado de telefonia e preencher os dados para o conserto do ramal.

Como saber onde se encontra meu processo?

R: Se tiver o número do processo, entrar no sítio   http://sap.ufrj.br/principal.asp e conferir o trâmite do processo. Não conhecendo o número do processo, no sítio indicado acima, pode-se fazer uma busca por nome.

Como faço para solicitar empréstimo de equipamentos?

R: Enviar memorando para o Superintendente Administrativo de Extensão/PR-5, solicitando autorização para empréstimo do equipamento e informando qual o evento, período do evento, data da retirada e devolução e contato para retorno.

O documento deve estar, obrigatoriamente, assinado pelo dirigente da unidade.

rodape-ouvidoriarodape-sigarodape-sigmarodape-sigpetrodape-sigprojrodape-forproext