Editais de Fomento

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Pró-Reitoria de Extensão
Divisão de Educação que coordena o Núcleo de Tutoria do Curso

Mídias na Educação é um programa a distância, de estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos  profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.

O programa possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação. Estão previstos três níveis de certificação constituindo ciclos de estudo: o Ciclo Básico, de  Extensão,  com 120 horas de duração; o Ciclo Intermediário, de Aperfeiçoamento, 60 horas, que é somada à carga horária do ciclo básico, totalizando 180 horas de capacitação no programa e permitindo certificação de aperfeiçoamento e o Ciclo Avançado, de Especialização, com  180 horas que é somada à carga horária do ciclo básico e intermediário, totalizando 360 horas de curso.

Em setembro de 2006, foram matriculados 609 professores na primeira oferta do Ciclo Básico. Nesta primeira oferta do ciclo básico do programa foram concluintes 169 professores da educação básica e selecionados 12 projetos que propõem produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

O programa é promovido pela SEED/MEC em parceria com  Secretarias de Educação e IPES (Instituições  Públicas de Educação Superior)  - estas responsáveis pela produção e oferta. Na UFRJ, a administração e a certificação dos módulos, assim como a seleção e capacitação de tutores estão sob responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ através da Divisão de Educação que coordena o Núcleo de Tutoria do Curso.

Inscrições

As inscrições realizam-se, através do site www.educacao.rj.gov.br/, em data amplamente divulgada.

Número de Vagas

O número de vagas é estipulado pela SEED/MED. Em 2006 foram destinadas 1000 vagas para educadores da Rede Pública de Ensino Básico do Estado do Rio de Janeiro e em 2007 ampliou-se as vagas para 1500.

Público alvo

Professores da Educação Básica, incluindo aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional.

Certificação

Para cada ciclo o aluno recebe um certificado desde que o trabalho final estipulado para o nível seja apresentado e avaliado como suficiente. Essa avaliação é realizada presencialmente para estar em conformidade com o  Artº 7 da LDB.